sábado, 25 de junho de 2011

CARIDADE


Plumas esvoaçam nos ares
Nos campos há mil trigais
Nas águas claras dos lagos
Cisnes tão alvos, tão iguais.

Iguais a brancura das nuvens
Em dias límpidos e belos
Iguais a brancura da alma
Do homem do agreste
Do homem do meu sertão
Que sofre e chora sozinho
Sem ter um pedaço de pão.

Resignado mas sem quase nada
Pobre sertanejo fraco
Quase nada tem para comer
Dentro do seu humilde barraco.

“Pão e atenção” pede o sertão
E não só.
Se atentamente olharmos dos lados
Veremos de um canto a outro a riqueza
E pobreza de causar dó.

Vale pra mim também,
Este momento de reflexão.

Ajudar o semelhante
Não é favor nem bondade
Mas é de todo cristão
Um dever de caridade.

E sendo a caridade o vínculo da perfeição
Urge que eu repense meus atos
E passe a olhar com cuidado
Meu semelhante, (às vezes um pobre coitado)
Co’ um pouco mais de compaixão.


Mariinha- Corpus Christi-23/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário